Avaliar é o primeiro passo por aqui! Identificar as dificuldades e potencialidades de cada criança é o que vai nortear todo o trabalho fonoaudiológico.
A partir das queixas identificadas, são levantadas hipóteses diagnósticas a serem confirmadas a partir da aplicação de protocolos específicos e também de propostas de observação. Cada proposta de avaliação é pensada e definida para cada sujeito.
Vale ressaltar que as avaliações são realizadas no início e depois definido o intervalo em que serão reaplicadas. Essas reavaliações serão importantes para acompanhar o progresso e "recalcular a rota" quando necessário!
Cada criança é única no seu modo de agir e interagir! Individualizar o atendimento é essencial.
A partir da avaliação são definidos objetivos gerais e específicos para serem alcançados a curto e a longo prazo de acordo com as dificuldades apresentadas e os interesses individuais.
A família também é introduzida nesse processo! Participando das sessões, desenvolvendo estratégias em conjunto para diversos contextos e, quando necessário atuando com atividades em casa. Essa parceria é a fórmula do sucesso!
Além disso, faz parte da rotina dos atendimentos individuais o trabalho com a equipe multidisciplinar e a escola. Atuar em conjunto com as trocas entre os profissionais de saúde e educação contribuem muito com a evolução do quadro.
A formação continuada é comum e necessária na área da saúde. As vivências atuais, pautadas em modernização e volatilidade exemplificam bem o que é o universo infantil. Desta forma, estar em constante formação é essencial.
Seja de maneira individual ou em grupo, em cursos formais ou em supervisões pontuais, muitas são as formas de seguir a formação.
Entre em contato para saber mais sobre os nossos programas: supervisão individual, supervisão em grupo, cursos e grupo de estudos.
Conduzida em consultório ou de maneira remota (online). É realizada a coleta dos dados pregressos da criança, incluindo as queixas e também as informações atuais.
É uma parte muito importante no processo terapêutico, onde há o início do estabelecimento do vínculo entre a terapeuta e a criança.
Aplicação de protocolos realizados a partir do livre brincar. Geralmente realizada com materiais do interesse da criança e em situação lúdica.
Aplicação de protocolos pontuais definidos à partir da queixa. Envolve a realização de tarefas específicas e direcionamento da terapeuta.
Observação e/ou reunião com a escola afim de observar a criança em outro contexto. Reunião (remota) com a equipe multidisciplinar que atende a criança (se houver)
Apresentação dos resultados obtidos na avaliação e objetivos terapêuticos definidos. Definição conjunta de metas à alcançar. Confecção do relatório e possíveis encaminhamentos necessários.